O que tem o Dubai dos dias de hoje em comum com a Ormuz de há meio milénio? E a moderna Singapura com a antiga Malaca? De Aden a Hong Kong procura reflectir acerca de questões com esta profundidade cronológica. O objectivo do curso é dar a conhecer uma rede extensa e intrincada de cidades portuárias que se estendem do Mar Vermelho ao Mar do Sul da China e assim proporcionar uma visão da história da Ásia essencialmente a partir do mar. As muitas cidades marítimas em questão – várias delas controladas total ou parcialmente por Europeus durante largos períodos – representam sucessivas gerações de organismos urbanos que foram cruciais para a história da Ásia e das suas relações com o Ocidente. O curso privilegia o tempo longo e centra-se nos anos 1500-1850, o que permite observar rupturas e continuidades entre os finais da Idade Média e os alvores do mundo contemporâneo. Entre os principais temas a abordar, incluem-se a configuração espacial dessas cidades e a sua malha social, função comercial e paisagem cultural, política e religião, violência e tolerância.
1ª sessão [3 Maio] | O curso: tema e estrutura. Questões e linhas de força que caracterizam o estudo das cidades da época moderna [1500-1800]. As cidades marítimas da Ásia entre o início da Era Comum e a entrada em cena dos Portugueses: visão panorâmica
2ª sessão [10 Maio] | Cidades marítimas da Ásia moderna: layout, política e religião
3ª sessão [17 Maio] | Cidades marítimas da Ásia moderna: negócios, pessoas e mobilidade
4ª sessão [24 Maio] | Cidades marítimas da Ásia moderna: livros, objectos e saberes
5ª sessão [31 Maio] | O colonialismo inglês na Ásia e a nova vaga de cidades marítimas da primeira metade do século XIX: os casos de Singapura [1819] e Hong Kong [1842]. De Hong Kong ao Dubai: breve reflexão acerca do último século e meio.
Legendas das imagens
1 | Aden. Georg Braun & Frans Hogenberg, Civitates Orbis Terrarum (1575)
2 | Hong Kong, ca. 1860-1865, artista desconhecido, Peabody Essex Museum (Salem, MA)
É actualmente investigador coordenador do CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, tendo ensinado anteriormente na Universidade de Macau, na Universidade de Brown e no Instituto Universitário Europeu, Florença. É especialista da história do império asiático português. O seu mais recente livro intitula-se Empire of Contingency: How Portugal Entered the Indo-Persian World (Penn Press, 2024).