Delegação
Timor-Leste

Sobre a Delegação da Fundação Oriente em Timor-Leste


A Fundação Oriente tem um compromisso de longa data com o povo timorense e a sua causa, demonstrado através de anos de diversas iniciativas de apoio. Após a histórica consulta popular de 30 de agosto de 1999, foi uma das primeiras instituições portuguesas a prestar assistência de emergência durante a fase de transição em Timor-Leste. A delegação de Díli, oficialmente inaugurada a 19 de maio de 2002, dedica-se a apoiar a arte, a cultura e a educação de Timor-Leste através de vários programas.

Entre as principais iniciativas destacam-se bolsas de estudo, apoio a residências artísticas e pequenos subsídios para exposições, artes performativas, projetos editoriais e produção audiovisual. Adicionalmente, a Fundação Oriente oferece formação subsidiada em língua portuguesa para os jovens timorenses. Em 2022, em colaboração com artistas timorenses, a Fundação Oriente lançou o programa interdisciplinar de artes Hasoru Malu (do Tétum, "encontrar-se", "encontro"), com o objetivo de promover o desenvolvimento e a produção das artes contemporâneas em Timor-Leste. Em 2023, introduziu o primeiro Prémio de Artes Visuais do país, reforçando o seu papel no incentivo ao talento local e na promoção da internacionalização.

Instalada num edifício tradicional português classificado como património arquitetónico, a sede da Delegação tornou-se um importante centro cultural em Díli. Acolhe exposições, espetáculos, sessões de cinema e diversos eventos culturais e educativos. O espaço inclui áreas para formação, exposições, uma sala de leitura e um auditório com 80 lugares, frequentemente utilizado por organizações locais e internacionais envolvidas em programas de desenvolvimento em diversos setores.

Morada
Rua 30 de Agosto, n.º 78
Díli
Timor-Leste
Telefone
(+670) 332 21 80
Contacto
Galeria de Fotos