A Missão do Centro de Documentação António Alçada Baptista consiste na promoção do conhecimento sobre a Ásia e as suas relações com Portugal no âmbito das ciências sociais, e humanas e artísticas, através da disponibilização e difusão de recursos informativos e documentais.
O seu acervo é constituído por monografias, publicações periódicas, audiovisual, e multimédia e literatura cinzenta. Neste acervo foram ainda integrados os conjuntos documentais da colecção Kwok On, a Livraria do Convento da Arrábida, Biblioteca Geneviève Bouchon, Christian Pelras, Margarida Correia de Lacerda e muitas outras colecções doadas ao Museu ao longo dos anos. Dispõe também de uma colecção de fotografias antigas de Macau e Goa, assim como de uma vasta fonoteca, especialmente vocacionada para a música asiática.
A Fundação Oriente dispõe, para venda, das obras resultantes da actividade editorial própria, especialmente vocacionada para a publicação de fontes inéditas ou de difícil acesso e determinantes para o estudo das relações históricas e culturais entre Portugal e os países asiáticos. Em paralelo, destacam-se não só as obras fruto de trabalhos de investigação apoiados pela Fundação através do seu programa de bolsas, como de apoio a publicações em parcerias com outras editoras.
A Revista Oriente, publicada desde 2001 e presentemente com periodicidade anual, reúne propostas de leitura de investigadores e académicos especialistas na Ásia.