A delegação da Fundação Oriente na Região Administrativa Especial de Macau, aberta em 1988, tem cumprido um variado plano de actividades nas áreas cultural, social e educativa, quer através de iniciativas próprias ou em parceria com entidades locais, quer através da concessão de subsídios a entidades públicas e privadas.
No domínio do ensino e da formação, a Fundação, a par com o Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, tem uma intervenção decisiva no Instituto Português do Oriente (IPOR) que foi criado em 1989 para garantir a ligação de Macau a Portugal, através da promoção da língua e cultura portuguesas.
A delegação está instalada na Casa Garden, um edifício classificado adquirido à Administração Portuguesa no final da década de 80. A Casa Garden é um dos mais notáveis exemplares do património arquitectónico macaense de raiz europeia. A sua edificação remonta à segunda metade do século XVIII, tendo sido inicialmente propriedade de uma família da aristocracia portuguesa. Alugado mais tarde à britânica Companhia das Índias Orientais, foi sucessivamente local de apoio à estada em Macau de embaixadas à Corte Imperial e sede de diversos organismos da Administração de Macau.
A delegação dispõe de duas galerias de exposições temporárias e de um auditório destinado a conferências e espectáculos de música, cinema ou teatro.