A Fundação
Constituída em 18 de Março de 1988, a Fundação Oriente, é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica e de reconhecida utilidade pública.

A Fundação foi instituída pela Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (STDM), por sugestão e iniciativa do Dr. Stanley Ho.

Com sede em Lisboa, é também proprietária e tutela o Museu do Oriente e o Convento da Arrábida. A Fundação está igualmente presente no Oriente através das suas Delegações em Macau, na China, em Goa, na Índia e em Díli, Timor-Leste.

Em Portugal, a Fundação Oriente criou, em parceria com a Fundação Eng. António de Almeida e a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Português de Fundações (CPF) que viria a ser constituído em 1993.

Missão
A Fundação Oriente tem por missão estatutária a prossecução de acções de carácter cultural, educativo, artístico, científico, social e filantrópico, a desenvolver designadamente em Portugal e em Macau, e que visem a valorização e a continuidade das relações históricas e culturais entre Portugal e o Oriente.

A cultura, a educação, a ciência e a filantropia são assim as principais áreas de intervenção da Fundação Oriente.