A estranheza primeiro e a curiosidade depois: foram estes os ingredientes do diálogo intercultural entre Oriente e Ocidente, e que se reflectiu na arte de ambos os hemisférios.
Ao longo das rotas transatlânticas estabelecidas pelos portugueses, assistiu-se à introdução de temáticas e repertórios iconográficos originais, trabalhados por artesãos locais, com as suas técnicas e materiais. Testemunho deste encontro, as obras de arte em exposição na Presença Portuguesa na Ásia são o foco desta visita orientada, que incidirá ainda sobre a exposição temporária “Tesouros na Palma da Mão” (até 1 de Setembro) onde descobriremos a enorme diversidade material e estética dos frascos de rapé, recipientes concebidos para conter tabaco moído ou para cheirar – o rapé - pertencentes ao acervo da Fundação Oriente e do Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra).
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar servico.educativo@foriente.pt