Visita Orientada
O Teatro Kabuki e a Estampa Japonesa | Visitas pelas Comissárias
Local
Galeria Nascente - Piso 0
Datas
Sextas | 13 de Dezembro (gratuita, no âmbito da XVII Festa do Livro); 10, 17 e 24 Janeiro
Horas
18.00
Duração
60'
Público-alvo
M/16 [Idade Indicativa]
Participantes
Máx. 25/visita
Nota
Visita em português e inglês
Preço
€4,5
Comprar

Através de 91 estampas e 11 objectos do acervo da Fundação Oriente, propomos uma viagem pelo fascinante mundo do Teatro popular Kabuki, arte viva no Japão, e pelas coloridas xilogravuras que durante mais de três séculos o retrataram. A relação entre estas duas artes emblemáticas transporta-nos dos bastidores ao palco, da marginalidade ao estrelato, acompanhando a ascensão do Kabuki a ícone cultural do Japão moderno, de meados do século XIX ao início do século XX. Numa oportunidade de conhecer mais a fundo as estampas japonesas do Museu Oriente, expostas pela primeira vez, acompanhe esta visita orientada pelas curadoras. Beatriz Quintais Dantas foi bolseira da Fundação Oriente entre 2022 e 2024 sob a orientação de Hannah L. Sigur, responsável pelo aconselhamento científico da exposição.

Visitas às sextas-feiras às 18.00: Sextas | 27 Setembro; 25 Outubro; 15 Novembro; 13 de Dezembro; 10, 17 e 24 Janeiro

Nota: A visita de 13 de Dezembro, no âmbito da XVII Festa do Livro da Fundação Oriente, é gratuita. Para esse dia, os bilhetes podem ser levantados na Bilheteira do museu no próprio dia, a partir das 10h. Máximo de 2 bilhetes por pessoa.

Ler mais
Beatriz Quintais Dantas | Hannah L. Sigur



Beatriz Quintais Dantas Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação sobre a xilogravura japonesa ukiyo-e na coleção do Museu Calouste Gulbenkian. Entre 2022 e 2024 foi bolseira da Fundação Oriente com um projecto de investigação e inventário das estampas japonesas do acervo do Museu do Oriente, do qual resultou a exposição O Teatro Kabuki e a Estampa Japonesa: Tradição e Transição patente nesta instituição. O entusiamo pelo tema da xilogravura japonesa levou-a ao Doutoramento em História da Arte (NOVA FCSH) para desenvolver o tema O Colecionismo de Estampas e Livros Japoneses Ukiyo-e em Portugal. Este projecto é apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). 


Hannah L. Sigur Com residências no Leste e Sudeste Asiático e um doutoramento pelo Institute of Fine Arts da New York University, Hannah Sigur ensinou e escreveu sobre as artes tradicionais do Japão e do Leste Asiático em universidades na Califórnia, EUA, e é Editora Contribuinte do Smarthistory.org. Ela pesquisa a cultura material do internacionalismo no Japão Meiji e na Era Dourada dos EUA. O livro The Influence of Japanese Art on Design (Gibbs Smith, 2008) examina o Japonismo, o movimento Arts & Crafts, a Art Nouveau e o design Moderno antes da Primeira Guerra Mundial. Sobre a arquitetura da identidade nacional em exposições internacionais de 1867 a 1915, o seu ensaio sobre a icónica White City, da Feira Mundial de Chicago de 1893, aparece em What Happened? An Encyclopedia of Events that Changed America Forever, Vol. III (ABC-Cleo, 2010), enquanto “Neoclassicism in Translation: Japan’s Hôôden at the World’s Columbian International Exposition, 1893” é publicado em Expanding Nationalisms at World’s Fairs: Identity, Diversity and Exchange 1855 – 1914 (Routledge, 2017).

Outras Actividades
PRESENÇA PORTUGUESA NA ÁSIA
Saiba mais
TENCHI TESSEN – A ARTE DO LEQUE E DO SOPRO
Saiba mais
JAPÃO: FESTAS E RITUAIS
Saiba mais
YOGA COM NIDRA
Saiba mais