Tatakizome (たたき染め) é uma técnica tradicional japonesa de impressão botânica que utiliza plantas como meio de impressão, através da pressão exercida por um seixo ou martelo. Os suportes podem ser papel ou tecido, com recurso a plantas autóctones e da época. Nesta oficina vamos trabalhar o papel, utilizando plantas provenientes de agricultura biológica. Cada participante é convidado a explorar a fusão de elementos botânicos locais para criar peças únicas e eco-conscientes. Através desta prática artística de arte sustentável, celebramos a diversidade botânica utilizando plantas autóctones, destacando a beleza única da nossa região. Cada participante terá a oportunidade de experimentar padrões inspirados na natureza local, incorporando folhas e flores nas suas criações.
Tatakizome é uma técnica artística meditativa e experimental, onde o certo e o errado não entram e o bonito e o feio não existem. Os resultados são surpreendentes, subtis, suaves e delicados, originando uma obra única e irrepetível.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt
A Azul Cobalto Art ® é um projeto de cocriação artística alicerçado na arte sustentável, ecológica e experimental que atua em parceria com diversos mediadores artísticos.Na Azul Cobalto Art move-nos a democratização da arte e a sustentabilidade artística. Trabalhamos com o intuito de levar a arte a todos e a cada um, sempre numa conceção experimental, muitas vezes terapêutica, onde o bonito e o feio, o certo e o errado não entram! Todas as nossas atividades agregam uma perspetiva de aprendizagem livre, aliada à sensibilização ambiental, numa dinâmica integradora e intergeracional.Esta oficina será orienta pela artista plástica, diretora criativa e fundadora da Azul Cobalto Art, Patrícia Sá Carneiro, que conduzirá cada um numa jornada singular de encontro com a natureza e a arte