Celebraremos a chegada do novo Ano Lunar no Museu do Oriente com uma oficina dedicada ao Ano da Serpente que, de acordo com o calendário gregoriano, terá início a 29 de Janeiro de 2025. Esta é uma das celebrações mais importantes e fascinantes do calendário lunar. Com uma profunda ligação à história e à cultura chinesas (e também a outras culturas do Oriente), o Festival da Primavera – como também é conhecido – marca o início de um novo ciclo, trazendo consigo uma série de tradições, símbolos e rituais que celebram a renovação, a união familiar e a prosperidade.
Prepare-se para entrar no espírito desta celebração e descobrir como a rica tradição do Ano Novo Chinês continua a influenciar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo! Vamos começar esta jornada de boas-vindas ao novo ano com arte, alegria e entusiasmo! Nesta oficina, exploraremos as principais características do Ano Novo Chinês, focando o significado dos seus símbolos e costumes, e “dando vida” a essas tradições através da Caligrafia, com o desenho do caractere “” (sì) que representa a Serpente do zodíaco; da Pintura Tradicional, com a representação da serpente, e da Ilustração, com a criação dos tradicionais envelopes vermelhos de boa sorte que poderá levar para casa, uma lembrança cheia de boas energias.
Programa:
Dia 1
- Introdução
- Conhecer o pincel chinês
- Caligrafia
- Teoria
- Visita de inspiração ao Museu
- Prática: pintura do caracter Serpente “” (sì)
Dia 2
- Pintura Tradicional
- Enriquecimento da cultura visual
- Visita de inspiração ao Museu
- Prática: pintura da Serpente
Dia 3
- Visita de inspiração ao Museu de peças relacionadas com o Ano Novo Lunar
- Criação de uma ilustração em envelopes vermelhos chineses com a técnica trabalhada durante as sessões anteriores, inspirada nos símbolos do Ano Novo.
Actividade também disponível para grupos, em data a combinar com a formadora.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar servico.educativo@foriente.pt .
Luna Kirsche é Designer de Comunicação e Ilustradora com uma carreira que se estende desde 2008, embora a sua paixão por desenhar tenha começado muito antes, desde que tem memória. Com uma formação sólida em Design de Comunicação, tem vindo a combinar a sua experiência profissional com um profundo amor pelas artes visuais e pela simbologia. A sua curiosidade pela cultura oriental começou cedo, influenciada pela mãe, que enchia a casa com objetos chineses e macaenses. Este ambiente familiar despertou um fascínio que se expandiu para o Japão e para o fascinante universo entre o tradicional e o pop. A sua jornada artística, porém, ganhou uma nova dimensão quando, antes do "K-boom", se interessou pela cultura coreana — um mundo ainda pouco conhecido no Ocidente, mas que se revelou uma fonte inesgotável de inspiração. Ao longo dos anos, tem investido em cursos de desenho, ilustração e pintura chinesa, e atualmente está a aprofundar o seu conhecimento em Mitologia Comparada e História da Coreia, desbravando constantemente novos horizontes na arte e na simbologia.