A Fundação Oriente convida para o lançamento da revista Oriente N.º 30, que se realiza terça-feira, 25 de Junho, pelas 18.00 no Museu do Oriente.
A apresentação ficará a cargo de João Amorim, membro do Conselho de Administração da Fundação Oriente, e do Professor Doutor Jorge Santos Alves, director da Oriente,
Segue-se a intervenção da Professora Zhou Shenglan, que apresentará o artigo “Cultura(s) Pop na Ásia Oriental: Um Século de Regionalização (1920’s-2020’s), publicado nesta edição da revista Oriente.
Segundo o seu director, " o número 30 da revista Oriente dedica boa parte do seu espaço editorial à divulgação de ensaios sobre algumas das manifestações de maior alcance e êxito das culturas pop asiáticas. Falamos do K-Pop e dos K-dramas, do J-Pop, do Kimono Revival, mas também de música islâmica com ritmos quase “pop”, e até do tradicional cantaram goês agora a circular nas redes sociais e plataformas digitais com uma roupagem moderna. Este número da Oriente, muito orientado para a visualidade, inclui dois portfolios ambos focados no Japão. Um deles, de notável apuramento estético e força visual, da autoria do fotógrafo João Maia, provoca os nossos olhos com o seu olhar sobre os festivais tradicionais japoneses. O outro é dedicado à vasta e muito prestigiada obra pública do artista plástico José de Guimarães. As imagens agora publicadas revelam inequivocamente a capacidade do artista de interpelar/dialogar com a sociedade e a cultura locais, sempre em consonância com as suas outras experiências culturais e artísticas nas mais diversas geografias."