Ana Abrão viaja pelo mundo captando a diversidade das pessoas e a beleza humana. Ora como fotógrafa, ora como viajante, ora como observadora atenta das características culturais, a autora traz para o mundo de cá alguns aspectos pouco conhecidos dos costumes de "outros mundos".
A presente exposição de fotografias surge na sequência do lançamento do livro Outros Mundos e ambos resultam de uma imersão na cultura asiática durante um ano, um mês e uma semana em que a fotógrafa Ana Abrão deixou Portugal sem roteiro definido e sem data de retorno.
A mostra é composta por cerca de 60 fotografias, algumas do livro e muitas outras organizadas por grupos temáticos. Cada um destes grupos utiliza como linha condutora uma característica cultural, uma tribo ou minoria étnica de uma região específica da Ásia.
Aliando a fotografia de retratos a uma grande experiência como viajante, Ana Abrão utiliza a fotografia como ferramenta, não só para dar a conhecer ao “mundo de cá” a beleza da cultura de “outros mundos”, como também para, subtilmente, colocar em pauta questões sobre direitos humanos.
Graduada em Psicologia e doutorada em Psicologia/Informática, Ana Abrão reduziu o seu investimento na carreira de professora universitária, depois de onze anos a lecccionar, para seguir o seu gosto pela Fotografia. Exerce profissionalmente a fotografia há cerca de treze anos.
A Autora luso-brasileira representa Portugal nos concursos internacionais de fotografia, tendo recebido vários prémios (21 medalhas e 61 menções honrosas). Pontualmente, participa em salões de fotografia como membro de júris nacionais e internacionais.
Atualmente, é a representante da Photographic Society of America, em Portugal e curadora do site de fotografias Olhares.com.
A imagem de capa de “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia”, ganhou o 1º lugar no tema “Celebration of Humanity”, sendo seleccionada como a melhor imagem individual entre 20 mil pelo Travel Photographer of the Year (TPOTY - Bélgica).