A Delegação da Fundação Oriente na Índia organiza desde 2011 um Concurso de Contos Goeses que tem por objectivo promover a escrita criativa e a diversidade linguística deste estado da Índia. Tal como as edições anteriores a 6.º Concurso de Contos Goeses esteve aberto a todos escritores amadores e profissionais de Goa que desejem apresentar os seus trabalhos em Concani, Marathi, Português e Inglês. Sem categorias especificas para cada uma da língua, este concurso avalia todas as línguas em pé de igualdade e neste aspecto é único concurso literário na Índia.
Em 2021 o concurso decorreu entre os meses de Abril e Dezembro, tendo iniciado os seus trabalhos com a selecção dos membros do Júri, que este ano foi presidido pelo editor do diário Goês O Heraldo, Alexandre Moniz Barbosa. Os restantes três membros foram escolhidos tendo em conta a sua especialidade linguística: Prema Rocha (Professora de Literatura Inglesa na Universidade Goa), Rajendra Dessai (editor do jornal O Heraldo – edição em Marathi e Anju Sakardande (professora de Concani na Universidade de Goa).
Depois de anunciado o concurso em Abril, iniciamos as suas actividades preliminares com uma oficina de escrita criativa online conduzida pela escritora Jéssica Faleiro.
Durante o período de candidaturas recebemos um total 62 trabalhos: 47 em Inglês, 7 em Concani, 5 em Marathi e 3 em Português. Com a sua conclusão deu-se início a fase de deliberação do Júri que, a 22 de Novembro 2021, apresentou uma lista contos seleccionados para a 6.ª Antologia de Contos Goeses a publicar em 2022, assim como os três contos vencedores.
O anúncio da lista dos 25 contos a concurso foi feito no dia 4 de Dezembro. Tendo sido seleccionados os seguintes autores:
A Cerimónia de entrega de prémio teve lugar a 10 de Dezembro pelas 6 da tarde na nossa Delegação, na presença dos escritores seleccionados. Após a habitual nota de boas vindas, teve a palavra o Presidente do Júri que sublinhou a crescente qualidade dos trabalhos apresentados a concurso este ano assim como a agradável surpresa que foi receber tantos e notáveis novos escritores.
Ainda antes da entrega de prémio, tivemos o prazer de ouvir Shreya Pinto de Andrade que em representação da escritora Maria Aurora Couto nossa parceira desde a primeira edição, leu uma simpática e encorajadora nota da autora Goesa aos novos escritores.
Seguiu-se a entrega de prémios aos seguintes autores:
O 1.º Prémio Alban Couto foi atribuído ao escritor Andrew de Souza pelo conto A Letter from Ms.Miranda (Inglês);
O 2.º Prémio Fundação Oriente foi atribuído ao escritor Akhil Sawant pelo conto Paani (Marathi);
3.º Prémio Fundação Oriente foi atribuído à escritora Ermelinda Makkimane conto Pascoal Returns (Inglês).
A fechar a cerimónia contamos com as sempre apreciadas palavras do editor Frederick Noronha que se debruçaram sobre o panorama editorial Goês e os seus desafios.