"Introdução ao Budismo" é uma sessão com visita guiada que faz uma abordagem ao estudo do budismo, dando a conhecer os aspectos fundamentais desta doutrina. O objectivo da sessão é possibilitar aos participantes familiarizarem-se com uma tradição de grande importância cultural, filosófica e religiosa para muitos países asiáticos.
A primeira parte da sessão decorre em sala, onde se dá a conhecer o contexto histórico em que o budismo surgiu, a história de vida do Buda e alguns textos, conceitos e bases doutrinais nos quais os seus ensinamentos se baseiam, assim como a forma como se expressam diversamente através das três grandes tradições budistas: Theravada, a "Doutrina dos Anciãos"; Mahayana, o "Grande Veículo"; e Vajrayana, o "Veículo Indestrutível".
Algumas figuras budistas com representação nas peças do Museu do Oriente serão apresentadas, assim como as crenças, histórias ou mitos com elas relacionados.
Na segunda parte da sessão, os participantes serão convidados a revisitar estas mesmas peças no Museu, que ilustrarão os conteúdos programáticos apresentados na sessão.
Em caso de desistência: Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade. Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt
Legendas das imagens
1 - Exposição Presença Portuguesa na Ásia: Vitrine dedicada ao Budismo (pormenor de várias esculturas em bronze) China, séculos XVII e XVIII | © Fundação Oriente
2 - Exposição Japão: Festas e Rituais. Núcleo dos Kami, hotoke e yokai. Divindades Dosojin e Jizo | © Fundação Oriente/Gonçalo Barriga
3 - Buda Amitayus, China, dinastia Qing, século XVIII, Bronze, | © Fundação Oriente/Vitor Branco
Manuel Sanches completou mestrado em História e Cultura das Religiões na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2023, dedicando-se ao estudo do budismo nas suas várias tradições. O tema central da sua dissertação final foi o Bardo Thodol - uma obra conhecida por "O Livro Tibetano dos Mortos" no Ocidente - e a forma como alguns dos seus conteúdos são semelhantes a descrições contemporâneas de estados alterados de consciência. Durante o mestrado estudou pāli, a língua de um dos principais cânones budistas, central na tradição Theravada, através dos cursos do Oxford Centre for Buddhist Studies. O seu interesse principal na tradição budista é a sua abordagem teórico-prática ao estudo da mente e da consciência. Para além destes estudos em contexto académico, tem-se dedicado ao estudo dos ensinamentos e meditação budistas a um nível pessoal e principalmente segundo a tradição Theravada.