Nesta oficina, os participantes são convidados a criar o seu próprio vat individual de Azul Índigo, e assim aprenderem sobre os princípios do tingimento com este icónico pigmento.
Orientada por Alice Bernardo, a oficina foi pensada para quem quer dar os primeiros passos no tingimento orgânico com Índigo, e para quem procura uma base sólida para o seu trabalho com este azul misterioso.
Iremos aprender sobre este pigmento, começando pelas diferentes plantas que o produzem e a sua química, conhecimento essencial para se perceber efectivamente como funciona o índigo e como pode ser manipulado.
Aprenderemos a montar um vat de tingimento completamente orgânico, uma alternativa sustentável aos vats químicos em que se utilizam substâncias nocivas para o ambiente.
Cada participante irá criar o seu vat individual num frasco que poderá depois levar para casa. Esta oficina inclui um Manual de Iniciação ao Tingimento Orgânico com Índigo exclusivo e um kit de materiais para que cada participante possa criar um vat de maiores dimensões na sua casa ou atelier.
A oficina ensina a tingir com índigo todo o tipo de fibras ou materiais: algodão, lã, linho, seda, em fio, quer se trate de tecido ou peças finalizadas, e até mesmo papel!
Programa
- Introdução ao azul índigo: as plantas, o pigmento, a química
- Criação de um vat de tingimento de índigo orgânico individua
l- Princípios do tingimento e manutenção de um vat de índigo
É coordenadora do Saber Fazer, uma iniciativa que desde 2011 se dedica à educação na área das técnicas de produção artesanal e semi-industrial em Portugal. A par da investigação dedicada maioritariamente à produção das fibras têxteis e tintos naturais, tem-se dedicado à disseminação do conhecimento técnico através de programas educativos, que se distinguem por serem estruturados em torno de matérias-primas produzidas in situ, bem como oficinas para o público em geral e publicações.
Desde 2016 que desenvolve trabalho em torno do índigo, realizando anualmente a extração deste pigmento a partir de plantas cultivadas localmente e utilizando técnicas de tingimento ambientalmente sustentáveis.